Confira o baixo desempenho do Vitória nas redes sociais, segundo IBOPE Repucom

Foto: Reprodução/Facebook/EC Vitória

O IBOPE Repucom divulgou um estudo recente sobre o desempenho dos clubes do futebol brasileiro nas redes sociais para setembro/2017. De acordo com esse levantamento, dos vinte clubes do Série A, o Vitória somente está à frente do Atlético-GO, Avaí e Coritiba. Destaque para o líder Corinthians e o Flamengo com a marca de 19 milhões de inscritos, e se consolida como o clube brasileiro com maior crescimento entre os times nacionais em 2017. Mas a que se deve um desempenho tão discreto do internauta rubro negro da boa terra nas redes sociais? Será que é apenas responsabilidade do torcedor se preocupar com esses números?

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Em comparação com seu maior rival, o Vitória tem um desempenho inferior em todas redes sociais, a saber Facebook, Twitter, Instagram, YouTube (veja demonstrativo abaixo). Por característica, o torcedor rubro negro costuma ser consideravelmente crítico, porém a estatística mostra que é pouco atuante em importantes ferramentas de comunicação nos dias atuais.
Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

As redes sociais representam um termômetro dos anseios da torcida e podem influenciar em algumas decisões de algumas diretorias de futebol. Um exemplo disso é o Flamengo, que aliado ao crescimento do programa de sócio-torcedor e planejamento orçamentário, contratou jogadores como Diego Ribas, Éverton Ribeiro, Reinaldo Rueda e mais recentemente invadiram o Instagram do zagueiro Pablo do Corinthians.


Foto: Reprodução/Instagram/EC Vitória

Para entender o desempenho abaixo do esperado do Vitória nas redes sociais, o Pauta Esportiva fez o dever de casa e consultou as páginas do clube para verificar se tem um conteúdo interessante e comparou com duas referências nacionais no assunto, Corinthians e o Flamengo. Enquanto os dois grandes do futebol brasileiro colocam no Instagram seus ídolos, imagens da torcida, ações de patrocinadores, no Vitória o que se vê são imagens de participação em programas esportivos, imagens de treino, grupos da Copa do Nordeste.

O Twitter dos clubes reflete o que foi publicado no Instagram, sendo que em alguns deles serve para divulgar ações de marketing e na Copa do Brasil 2017, Flamengo e Cruzeiro divulgaram algumas ações para promover a paz entre as torcidas. No YouTube, Flamengo e Corinthians utilizam esse espaço para o torcedor conhecer mais os seus ídolos, bastidores e outras ações de interesse do clube. No Vitória o que se vê como predominância são vídeos de reunião do conselho deliberativo.

Foto: Reprodução/Facebook/EC Vitória

No Facebook, o rubro negro da boa terra tem um desempenho abaixo de equipes como a dupla Ceará e Fortaleza, além do Santa Cruz. Ao verificar a página do clube é um reflexo da abordagem feita no Instagram e Twitter. Como diferencial vale destacar os vídeos com as entrevistas coletivas e o recorte de momento, a homenagem ao ídolo Mário Sérgio Pontes de Paiva. 

O assunto rende uma análise ainda mais profunda e vai muito além do que apenas poder financeiro dos clubes. Citamos Corinthians e Flamengo por serem uma referência a ser seguida no assunto redes sociais. Vale ressaltar o trabalho de recuperação feito pela Chapecoense, o Sport de Recife entre outros clubes. Cabe ao torcedor ser mais atuante, claro que sim, mas ao clube também precisa fazer a sua parte e publicar conteúdo mais interessante, além de ter estratégias mais eficientes e criativas.   

Confira o desempenho de todos os clubes de setembro de 2017:

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

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