Foto: Reprodução/Facebook/EC Vitória |
O IBOPE Repucom divulgou um estudo recente sobre o desempenho dos
clubes do futebol brasileiro nas redes sociais para setembro/2017. De acordo
com esse levantamento, dos vinte clubes do Série A, o Vitória somente está à
frente do Atlético-GO, Avaí e Coritiba. Destaque para o líder Corinthians e o
Flamengo com a marca de 19 milhões de inscritos, e se consolida como o clube
brasileiro com maior crescimento entre os times nacionais em 2017. Mas a que se
deve um desempenho tão discreto do internauta rubro negro da boa terra nas
redes sociais? Será que é apenas responsabilidade do torcedor se preocupar com
esses números?
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Em comparação com seu maior rival, o Vitória tem um desempenho
inferior em todas redes sociais, a saber Facebook, Twitter, Instagram, YouTube
(veja demonstrativo abaixo). Por característica, o torcedor rubro negro costuma
ser consideravelmente crítico, porém a estatística mostra que é pouco atuante
em importantes ferramentas de comunicação nos dias atuais.
Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros |
As redes sociais representam um termômetro dos anseios da torcida
e podem influenciar em algumas decisões de algumas diretorias de futebol. Um
exemplo disso é o Flamengo, que aliado ao crescimento do programa de
sócio-torcedor e planejamento orçamentário, contratou jogadores como Diego Ribas, Éverton Ribeiro, Reinaldo
Rueda e mais recentemente invadiram o Instagram do zagueiro Pablo do
Corinthians.
Para entender o desempenho abaixo do esperado do Vitória nas redes
sociais, o Pauta Esportiva fez o dever de casa e consultou as páginas do clube
para verificar se tem um conteúdo interessante e comparou com duas referências
nacionais no assunto, Corinthians e o Flamengo. Enquanto os dois grandes do
futebol brasileiro colocam no Instagram seus ídolos, imagens da torcida, ações
de patrocinadores, no Vitória o que se vê são imagens de participação em
programas esportivos, imagens de treino, grupos da Copa do Nordeste.
O Twitter dos clubes reflete o que foi publicado no Instagram,
sendo que em alguns deles serve para divulgar ações de marketing e na Copa do
Brasil 2017, Flamengo e Cruzeiro divulgaram algumas ações para promover a paz
entre as torcidas. No YouTube, Flamengo e Corinthians utilizam esse espaço para
o torcedor conhecer mais os seus ídolos, bastidores e outras ações de interesse
do clube. No Vitória o que se vê como predominância são vídeos de reunião do
conselho deliberativo.
Foto: Reprodução/Facebook/EC Vitória |
No Facebook, o rubro negro da boa terra tem um desempenho abaixo
de equipes como a dupla Ceará e Fortaleza, além do Santa Cruz. Ao verificar a página do clube é um
reflexo da abordagem feita no Instagram e Twitter. Como diferencial vale
destacar os vídeos com as entrevistas coletivas e o recorte de momento, a homenagem ao ídolo Mário Sérgio Pontes de Paiva.
O assunto rende uma análise ainda mais profunda e vai muito além
do que apenas poder financeiro dos clubes. Citamos Corinthians e Flamengo por
serem uma referência a ser seguida no assunto redes sociais. Vale ressaltar o
trabalho de recuperação feito pela Chapecoense, o Sport de Recife entre outros
clubes. Cabe ao torcedor ser mais atuante, claro que sim, mas ao clube também precisa fazer a sua parte e publicar conteúdo mais interessante, além de ter estratégias mais eficientes e criativas.
Confira o desempenho de todos os clubes de
setembro de 2017:
Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros |
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