A pauta esportiva abre espaço para comentar o
histórico dia 17 de junho de 2013 em que o povo brasileiro se mobilizou e foi
as ruas expressar sua indignação com um conjunto de situações importantes que
afligem toda a nação. Na sua grande
maioria o que se viu pelas ruas foi o exercício da democracia sendo feita de
uma maneira pacífica e organizada onde sua convocação se deu pelas redes sociais, fato inédito até então.
Foi visível nas grandes metrópoles a presença na sua grande maioria de estudantes, da juventude cara pintada, dos não tão jovens assim, dos trabalhadores e pessoas da melhor idade apoiando o movimento por um Brasil mais justo e que possa proporcionar ao seu povo dentre outras coisas saúde, educação e segurança. Observa-se no semblante dos manifestantes conscientes o despertar de uma nação que não quer ficar mais " deitado eternamente em berço esplêndido ".
A pauta das reivindicações não são por apenas R$0,20 do movimento passe livre que iniciou os protestos em São Paulo, não são apenas por causa dos gastos exorbitantes destinados a construção do Estádio Mané Garrincha que gira em torno de R$1,5 bilhão, mas essa mobilização expressa o sentimento de indignação do povo brasileiro com os descasos, com os desmandos da classe política brasileira que não cumpre seu papel constituído como representantes do povo. É por isso que bandeiras partidárias eram coibidas pelo movimento que até onde foi possível seguiu mantendo a paz e a ordem .
Infelizmente uma minoria radical manchou o movimento ao realizar atos de vandalismo principalmente na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Depredaram o patrimônio público, promoveram saques e atos de agressão com os policiais que estavam ali presentes para garantir a ordem da manifestação.
Apesar desses atos reprovados até mesmo pelas lideranças do movimento não diminuem o valor histórico desse momento de reflexão da sociedade brasileira em que pela primeira vez na história tivemos uma mobilização tão consciente e que expressa o sentimento de mudança ao retrocesso e a falta de respeito a esse povo que luta diariamente em busca de um Brasil cada vez melhor.
Comentários
Postar um comentário