Emenda da FIFA permite mais opções no banco de reservas

A emenda instituída pela Fifa que autoriza que os clubes passem a levar 12 jogadores para o banco de reservas provocou, nesta sexta-feira, o primeiro impacto no Barradão. Ao lado dos tradicionais assentos estofados utilizados no estádio, funcionários do Rubro-Negro instalaram bancos provisórios, feitos de concreto e protegidos por uma tenda de lona.
Segundo a diretoria do clube, a estrutura é provisória e será utilizada enquanto novas cadeiras estofadas são providenciadas para o estádio. A instalação de assentos definitivos não possui um prazo. Desta forma, os bancos de concreto podem ser utilizados durante todo o Campeonato Brasileiro 2013.
banco improvisado barradão vitória (Foto: Thiago Pereira)Reprodução
- Não há tempo hábil para a instalação dos assentos definitivos. Estamos no meio do campeonato e decidimos pela colocação desses bancos provisórios. Várias esquipes estão fazendo o mesmo. Já temos uma boa quantidade de cadeiras, e essas que estão sendo instaladas vão complementar essa quantidade – disse o diretor adjunto de futebol do clube, Flávio Tanajura.
A emenda que autoriza o aumento de jogadores no banco de reservas foi instituída pela Fifa em maio de 2012 e padroniza os campeonatos nacionais com os torneios oficiais da entidade que são disputados por seleções.
No início deste mês, o diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, assinou um documento chancelando a mudança nos campeonatos nacionais disputados no país. Desta forma, tanto no Brasileirão como na Copa do Brasil, as equipes poderão incrementar seus bancos.
Antes, apenas sete atletas eram permitidos por time. O fato, no entanto, não altera o número de substituições, que continuam sendo apenas três por equipe em cada jogo. As novas arenas construídas para a Copa do Mundo de 2014, como a Fonte Nova, já foram construídas ou reformadas com a orientação.
A estreia dos bancos provisórios do Barradão ocorrerá neste domingo, quando o Vitória encara o São Paulo, em Salvador, às 16h (horário de Brasília), pela 7ª rodada do Brasileirão.

Comentários