Reprodução
Como diria os saudosos comentaristas esportivos o derrota acachapante sofrida pelo Vitória em terras do pão de queijo no último domingo nos sinaliza claramente os equívocos do treinador Caio Jr. na postura tática adotada pelo time nos jogos fora de casa.
A equipe rubro negra fora de casa é previsível e sua escalação equivocada. As convicções de Caio Jr. não traduzem em campo aquilo que ele espera da equipe. Não precisa ser exímio conhecedor do futebol para saber que manter Michel e Cáceres na equipe torna a equipe frágil na marcação e não tem dupla, trio, quarteto de zaga se fosse possível que suporte 90 minutos de pressão contínua numa disputa de série A do Campeonato Brasileiro.
Até quando vamos recorrer aos mesmos erros do passado, pelo jeito não aprendidos, que futebol profissional é um negócio e que não cabe fazer laboratório ou experiências ? Futebol não é uma ciência exata e em alguns momentos na história do clube diretoria e comissão técnica precisam ter ousadia. Mesmo que seja atrevimento calculado, assumir a responsabilidade das escolhas, mas buscar alternativas para aquilo que não está dando certo se torne um atestado de burrice.
Em termos prático, arriscar com os jogadores da base na formação do meio campo de marcação com Edson Magal e Cáceres e na criação Gabriel Soares com Renato Cajá ou Camacho ou ainda Luís Alberto, aquele que estiver redendo melhor. O volante Elizeu foi contratado e ainda não teve oportunidade num meio campo tão fragilizado que temos ?
O Vitória precisa jogar um futebol moderno com variações táticas dentro da partida para fugir da forte marcação e não ser facilmente batido. Não se entra com Reniê fora de casa e de qualquer jeito sem treinar exaustivamente a formação 3-5-2 ou 3-6-1 .
Outra falha gravíssima do Vitória é qualificar a equipe no meio da competição. Desta feita estamos na série A e os investimentos aumentaram significativamente. Quarta feira temos um jogo importantíssimo pela sul-americana e alguns dos reforços não poderão entrar de qualquer jeito na equipe.
Até quando vamos repetir os mesmos erros do futebol e ficarmos no meio do caminho ?
Comentários
Postar um comentário