Usain Bolt pode ficar fora das Olimpíadas de 2016

Usain Bolt pode ficar de fora das Olimpíadas do Rio.
Reprodução
Toda a delegação de atletismo da Jamaica, incluindo o homem mais rápido da história, podem ficar fora da Olimpíada do Rio, em 2016. A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) ameaça excluir os jamaicanos das principais provas de atletismo do mundo por causa de uma suposta negligência as acusações de doping aos atletas jamaicanos.

A possível punição começou com as acusações da ex-diretora-geral da Comissão Antidoping da Jamaica, Renée Anne Shirley, de que os dirigentes e políticos da Confederação da Jamaica estariam ignorando as advertências sobre um possível escândalo. O fato que motivou as advertências da ex-diretora-geral foi o exame positivo de doping dos velocistas Asafa Powell e Veronica Campbell.

"Nosso procedimento normal, quando temos questões que se inserem na categoria queixa ou preocupação, é tentar trabalhar com o signatário em particular, neste caso a agência nacional antidoping, e tentar remediá-las. Se nada acontecer, podemos pedir ao nosso conselho para declarar qualquer um dos signatários como não onforme, o que implica na possibilidade de as equipes do país não serem admitidas em vários eventos" disse David Howman, diretor geral do Wada.

David Howman, que acredita que o controle do programa antidopagem da Jamaica é absolutamente inapropriado, pediu uma investigação sobre o que foi dito pela ex-diretora Renée Anne Shirley.


Comentários