Cristovão Borges : " com certeza um placar reversível "

 
AFP Photo, RAUL ARBOLEDA 
Em partida bastante movimentada valendo pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana o Atlético Nacional de Medellín da Colômbia venceu a equipe do Bahia por 1x0 na infelicidade do jogador Diones que acabou cabeceando para sua própria meta.

A partida de volta está marcada para o dia 24 de outubro, quando o Bahia receberá o time verde da Colômbia na Arena Fonte Nova a partir das 19:30 com amplas condições de reverter o placar e passar para a fase seguinte.

Depois de 24 anos sem disputar uma competição internacional o tricolor começou a partida com personalidade e procurou jogar em igualdade de condições nos minutos iniciais. O primeiro lance com algum perigo foi do Esquadrão quando, aos 8', quando Wallyson lançou para a área da direita na cobrança de falta, Fahel cabeceou, mas a bola passou acima da meta. 

Aos 11 minutos uma infelicidade para o Bahia que vinha jogando bem a bola foi lançada para a área, Diones tentou cortar mas acabou mandando para o gol de Marcelo Lomba e marcou contra.

Precisando sair para o jogo e buscar o empate o Bahia explorava as principais jogadas com Wallyson nos cruzamentos pelos lados do campo e buscava sair da forte marcação da equipe da casa. Aos 20' foi Marquinhos Gabriel quem chegou com perigo, invadiu a área do Nacional, cruzou para Wallyson, mas antes da finalização Murillo desviou. 

O Nacional quase chegou ao segundo gol aos 31'. Primeiro a trave ajudou e parou a bola no chute forte de Duque e no rebote, Bernal pegou na pequena área, chutou e Marcelo Lomba mais uma vez evitou a vantagem no placar com grande defesa. 

                                               Reprodução
Na segunda etapa da partida o técnico Cristovão Borges veio com uma proposta de compactação da equipe e explorando as jogadas de contra-ataque uma vez que atraia a equipe do Nacional para seu campo. Somente  aos 17' o time conseguiu assustar o goleiro Armani quando Marquinhos Gabriel acertou um forte chute da intermediária que passou muito perto do gol.

Com o objetivo de preservar o esquema tático o Cristovão Borges fez algumas substituições  trocando jogadores de mesma posição durante o segundo tempo o que não mudaram muito o panorama da partida.

A equipe colombiana seguia exercendo uma forte marcação e quase ampliaram na marca dos 31 minutos. Demerson vacilou no cruzamento para a área do Bahia, Fernando Uribe pegou de primeira na pequena área e quase marcou. A bola passou por cima do gol e Marcelo Lomba disparou a bronca na defesa.

A vitória no placar mínimo pela equipe do Nacional foi assimilado bem pelos tricolores que consideram plenamente reversível no jogo de volta. Para essa partida a diretoria do Bahia promete retribuir a hospitalidade que tiveram em terras colombianas e confia na presença em grande número do seu torcedor para incentivar o tricolor na Arena e reverter o placar em busca da classificação. 

Para a partida de volta, Cristóvão deve mudar a estratégia do time e prometeu um time mais ofensivo:

- Jogando no nosso estádio e também necessitando esse resultado, logicamente vamos jogar procurando pressionar, para tirar essa diferença. A nossa equipe se caracteriza em buscar o resultado o tempo inteiro. Logicamente que é outro tipo de competição, então tem que ter uma estratégia adequada para cada competição. Hoje jogamos dessa forma, porque assim exigia esse jogo. No jogo em casa, logicamente teremos outro tipo de estratégia.

Nacional (COL) 1 x 0 Bahia - Oitavas de final da Copa Sul Americana 
Data: 26/9/2013, 22h 
Local: estádio Atanasio Girardot, em Medellín (COL) 
Árbitro: Roddy Alberto Zambrano (EQU) 
Assistentes: Luis Alvarado e Luis Vera

Nacional (COL): Armani; Najera, Henriquez, Murillo, Diaz; Bocanegra, Mejia, Medina (Guizal), Bernal (Valoy); Cárdenas, Duque (Fernando Uribe). Técnico: Juan Carlos Osório

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Demerson, Titi (Lucas Fonseca) e Raul (Jussandro); Fahel, Diones, Helder e Marquinhos Gabriel (William Barbio); Wallyson e Fernandão. Técnico - Cristóvão Borges

Comentários