Reprodução |
Terminada a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro eis que o Vitória finaliza a competição na 5ª colocação com 59 pontos sendo 16 vitórias, 11 empates e 11 derrotas com um aproveitamento de 51,8 %. Uma campanha digna de todos os elogios e motivo de orgulho para quem aprecia o futebol ofensivo colocado a campo pelo iluminado técnico Ney Franco.
Reprodução |
Nesse aspecto o comandante rubro negro tem uma considerável parcela de contribuição em dar um padrão tático a essa equipe e nos momentos que todos imaginavam uma postura de cautela e precaução, eis que Ney Franco contrariava o senso comum e adotava uma formação ofensiva.
Para os que são competentes evitam que o futebol traga as suas caixinhas de surpresa e com trabalho e visão de jogo essa comissão técnica elevou a auto estima do elenco rubro negro e resgatou jogadores que não viam sendo aproveitadas. Além disso, soube dosar a carga na preparação física e gradativamente o time passou a dar uma resposta positiva dentro da quatro linhas e lutar até o último minuto em busca das vitórias.
Para a futura comissão técnica de uma eleição de uma nota só, e melhor que tenha sido assim, já se sabe quais os erros e acertos de 2013. O momento é de qualificar essa equipe em busca de novos objetivos. Serem competentes e criteriosos nas contratações e formar um elenco forte e competitivo.
Sobre a última rodada o ponto a se lamentar é a barbárie ocorrida em Joinville entre pseudos torcedores de Atlético PR e Vasco que mancham a imagem do Brasil às vésperas da realização de uma Copa do Mundo. Depois do fato consumado fica a reflexão da adequação de responsabilidades : Ministério Público que informa agora que fez uma recomendação, da PM que acatou o determinado pela instituição jurisdicional, do Atlético PR que optou em realizar esse jogo em um estádio sem separação por alambrado, das organizadas, da arbitragem que decidiu iniciar a partida tendo apenas seguranças particulares ? Em síntese, uma sucessão de sucessivos erros que maculam o futebol brasileiro mais uma vez.
Dentro de campo Fluminense e Vasco são rebaixados e para a equipe das laranjeiras, mesmo que atrasado, vai pagar o débito de manobras do passado em 1996 e 1999. Pela primeira vez dois times tido como grandes do futebol carioca caem de mãos dadas para a série B.
Outro carioca de melhor colocação o Botafogo fica na expectativa da decisão pela Sul-americana envolvendo Lanús e Ponte Preta. Caso a equipe de Campinas não seja campeão a equipe da estrela solitária garante a última vaga da Libertadores.
Um campeonato repleta de emoções e alternativas até a última rodada. Supremacia do Cruzeiro que até sagrar-se campeã jogou um futebol de primeira qualidade. Para 2014 estão reservadas novas emoções, mas aí é uma nova história.
Comentários
Postar um comentário