Bahia treinará em Pituaçu para preservar o Fazendão

Time retorna às atividades na terça-feira em Pituaçu


A equipe do Bahia retornará aos treinos na terça-feira (16), pela manhã. As atividades iniciarão às 09h30 no Estádio Roberto Santos, o Pituaçu. Segundo a assessoria do clube a mudança é devido a necessidade de preservação do Fazendão, mas é possível que seja uma forma inteligente do técnico Gilson Kleina, em conjunto com o coordenador técnico Charles Fabian, acostumarem o grupo com um gramado padrão FIFA.

Pituaçu: usado como CT na Copa 2014.  Foto: Camila Souza/GOV BA
A segunda opção é totalmente palpável, já que o tricolor vem de um jogo no Estádio Joia da Princesa, onde o gramado é extremamente acidentado. A bola em Feira de Santana praticamente não rolou, devido às imperfeições, sem falar no quique alto. Situação totalmente diferente da vivida pelo Botafogo, acostumado com verdadeiros tapetes  do Mané Garrincha e  Maracanã, estádios onde o alvinegro carioca vem mandando seus jogos no Brasileirão pós Copa. Ao menos na teoria, a diferença é gritante, já que a bola "corre" com mais velocidade e as "levantadas" são raras, já que não existirão ondulações que desviem a trajetória da bola. Para a partida de quarta-feira (17), o Bahia deverá se preparar para colocar a bola no chão, priorizar a posse e claro, trocar passes efetivos na distribuição das jogadas, de forma a ocupar melhor os espaços dentro de campo. Uma bela sacada da comissão técnica se realmente analisou a questão pelo prisma técnico e não somente como uma "preservação" do centro de treinamento.

 Problemas à vista

Falhas no lado Norte. Foto: Marcelo Carnaval / Globo - Esportes

Como citado antes, ao menos na teoria o Maracanã tem um gramado perfeito, já que foi palco da final da Copa do Mundo 2014 entre Alemanha e Argentina, na prática a coisa não funciona bem assim. Somente dois meses após o término da Copa, os sinais de desgaste no gramado do maior estádio do Brasil são tão evidentes que até os torcedores sentados no sofá de casa pode notar as ondulações. As sequências de jogos do Brasileirão, com Flamengo, Botafogo e Fluminense fazem o Maraca ser utilizando aos sábados e domingos. A exemplo disso, no sábado (13), Fluminense e Palmeiras estavam em campo, enquanto no domingo (14) foi a vez de Flamengo e Corinthians utilizarem o - que um dia foi -  gramado padrão FIFA para jogar. Durante a partida além dos desvios causados pelas ondulações, a areia utilizada para tapar os buracos estava em excesso, tornando a grama escorregadia. O meio campo Renato Augusto, do Corinthians, reclamou bastante e chegou a dar uma declaração à Rádio CBN, no intervalo da partida, sobre o estado de calamidade. "O campo está com muita areia e com buracos no meio. A gente não consegue sair com a bola. Principalmente por ser uma arena nova, que foi usada na Copa, o Maracanã tinha de estar com um gramado bom.".



Comentários