Mais organizado, Flamengo de Rueda empata com o Botafogo pela Copa do Brasil 2017


Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Em jogo muito truncado e com poucas chances reais de gol, o Flamengo foi superior ao Botafogo e ficou no empate sem gols, na primeira partida pela semifinal da Copa do Brasil 2017. Anderson Daronco quis aparecer mais que os protagonistas do espetáculo, deixou de expulsar Rodrigo Pimpão e no final da partida errou ao expulsar Muralha em lance normal de jogo. Esteve nos pés de Berrío a chance mais aguda para abrir o marcado, mérito do goleiro Gatito Fernández que conseguiu se recuperar.

Leia mais:





Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Comandando o Mais Querido do Brasil a beira do campo pela primeira vez, o técnico Reinaldo Rueda promoveu o retorno do lateral Rodinei, sacou Márcio Araújo, e fez a opção de uma formação no meio campo com Cuéllar, Willian Arão e Diego. A surpresa foi o posicionamento de Arão na etapa inicial que flutuava na frente e fazia a transição entre a zona de criação e o ataque. O que se viu dentro das quatro linhas foi uma equipe mais organizada taticamente, apesar do pouco tempo que Rueda teve para trabalhar.

A grande mudança na equipe do CR Flamengo foi a motivação dos jogadores de aplicarem a proposta de jogo proposto por Rueda. Mais organizado em campo e sem alçar bolas na área de qualquer jeito, o Mengão procurou trabalhar e valorizar mais a posse de bola. Diego colocou uma bola no travessão em cobrança de falta, mas ainda está devendo uma atuação de encher os olhos da Nação Rubro Negra.

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Time de uma nota só, não funcionou a estratégia do técnico Jair Ventura, nos dois tempos da partida, de esperar o Clube de Regatas Flamengo sair para o jogo e tentar encaixar um contra ataque. O Flamengo conseguiu anular as principais ações do time da estrela solitária e não permitiu que fosse criado jogadas de perigo para a meta do goleiro Muralha. O alvinegro não conseguiu repetir a intensidade de jogo verificado na Libertadores 2017 e a equipe estava mais preocupada em não tomar gols do que sair para o jogo.

Destaque negativo da partida para Anderson Daronco que permitiu o jogo violento do atacante Rodrigo Pimpão e em um lance normal de jogo, o árbitro teria que expulsar apenas o zagueiro Joel Carli, mas resolveu tirar o goleiro Muralha da partida de volta no Maracanã. A lambança da arbitragem estragou os 15 minutos finais da partida, pois as duas equipes foram obrigadas a fazer substituições para recompor o sistema tático. No final prevaleceu a igualdade no marcador e a defesa do Flamengo, tão questionada, não sofreu gol.

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 0 X 0 FLAMENGO

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de agosto de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
Renda: R$ 747.825,00
Público: 26.575 pagantes
Cartões amarelos: Rodrigo Lindoso, Joel Carli, Rodrigo Pimpão e Matheus Fernandes (Botafogo); Diego (Flamengo)
Cartões vermelhos: Joel Carli (Botafogo) e Alex Muralha (Flamengo)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes (Gilson) e João Paulo; Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger (Marcelo)
Técnico: Jair Ventura

FLAMENGO: Alex Muralha, Rodinei, Rever, Juan e Renê; Willian Arão, Cuéllar, Diego e Everton (Vinícius Júnior) (Thiago); Orlando Berrío (Márcio Araújo) e Felipe Vizeu
Técnico: Reinaldo Rueda

Confira os melhores momentos da partida:

Comentários