O Vitória e a missão quase impossível de sair da zona da confusão do Brasileirão 2017

Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória 

De acordo com o site Chance de Gol, após o tropeço contra a equipe do Avaí em pleno Barradão, o Vitória está com 71,4% de chances de rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro 2017. A derrota para equipe catarinense deu um banho de água fria na esperança de do mais otimista torcedor rubro negro de permanecer na elite do futebol brasileiro.

Leia mais:




Futebol não pode ser tratado como uma ciência exata e matematicamente o Leão não está rebaixado, porém a limitada qualidade desse elenco e as dificuldades dentro das quatro linhas credenciam a ser um dos candidatos ao descenso. Os bons resultados conquistados contra Cruzeiro e Flamengo deram a falsa impressão de uma promissora recuperação.

Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória 

Pior mandante do Brasileirão 2017, a equipe de Vagner Mancini, com elenco questionável montado pela atual gestão, está mais organizada taticamente, porém não tem no elenco jogadores diferenciados que possam desequilibrar em uma cobrança de falta, jogada individual e superar a forte marcação das equipes adversárias.

A cartilha do rebaixamento vem sendo muito bem cumprida pelo Vitória. Erros graves na formação do elenco, mudanças no departamento de futebol, troca de treinadores com metodologia de trabalho completamente diferentes e uma turbulência administrativa nunca antes verificada no clube.

Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória 

Como já alertado algumas vezes, futebol profissional da primeira divisão não tem espaço para aventureiros e amadores de plantão. Mestre Muricy em sábias palavras já falou há algum tempo que “a bola pune” e o Esporte Clube Vitória está colhendo os frutos do retrocesso e da falta de planejamento. Faltou critérios nas contratações, responsabilidade financeira e o retorno a Série B será mais um duro golpe para a história do clube que não tem uma gestão profissional.

Os erros de planejamento, ou falta dele, refletem inevitavelmente dentro das quatro linhas. Em 20 rodadas do Brasileirão 2017, o rubro negro esteve presente em 17 delas na chamada zona da confusão. Atuando no Barradão, o Leão não assusta ninguém. Em 11 jogos foram apenas duas vitórias, dois empates e sete derrotas. Para a missão quase impossível no segundo turno, o Vitória precisa vencer pelo menos 9 jogos se quiser ter chances de permanecer na elite do futebol brasileiro. Até o fim do campeonato o torcedor rubro negro, segue a cada rodada, com a toalha e a calculadora na mão. 

Comentários