POSSE DE BOLA? O mais importante é estufar as redes!

Foto: reprodução / You Tube

A reação de Vagner Mancini a pergunta mal elaborada pelo repórter da Rádio Bandeirantes, Felipe Garrafa viralizou nas redes sociais e serviu para mostrar o equívoco do profissional em interpretar corretamente os números, apesar de ter assistido o jogo à beira do gramado da Arena Corinthians.

Leia mais:




Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press 

Sem ter o devido discernimento que a situação exigia, o repórter não teve a sensibilidade de reformular seu questionamento, apesar dos lances citados por Mancini e seguiu com um debate e infeliz insistência que não cabem em uma entrevista coletiva. Nas resenhas esportivas a crítica que incomodou a muitos foi o fato do treinador ter afirmado que o repórter é também torcedor corintiano.

O tema divide opiniões, mas independente da preferência clubista, faltou coerência do repórter em interpretar corretamente o que viu em campo e formular sua pergunta retratando a verdade dos fatos. A cobertura da mídia, em sua grande maioria, por diversos interesses, destaca as equipes do eixo Rio-São Paulo e quando uma equipe consegue um feito histórico como fez o Vitória, tentam minimiza-lo.


Foto: Corinthians oficial 

Dentro das quatro linhas veio à tona uma realidade que a estatística do Campeonato Brasileiro 2017 já mostra, ou seja, 73% dos times que tiveram maior posse de bola não vencem suas partidas. A estratégia de Mancini foi causar um desconforto a eficiente equipe do técnico Fábio Carille que provou do próprio veneno.

O Corinthians inegavelmente teve maior posse de bola, porém esbarrava no sistema de jogo estratégico imposto pelos comandados de Vagner Mancini. Uillian Correia e Ramon cobriam bem as laterais e obrigavam o Timão a jogar pelo meio. Os laterais desempenhavam bem a função tática e dificultavam o avanço da equipe da casa pelos lados do campo.


Foto: Corinthians oficial 

Vagner Mancini conseguiu fazer o que nenhum outro treinador do Brasileirão 2017 teve sucesso, quebrar a invencibilidade do quase imbatível Corinthians de Fábio Carille. Teve sim menor posse de bola, mas não abdicou de jogar e teve pelo menos quatro chances de gol, além do gol mal anulado.

Para os demais treinadores que vão enfrentar o Corinthians fica a dica, pega essa aula tática do Vitória, monta um sistema de jogo similar que as chances do Timão despencar podem aumentar.

Veja a entrevista coletiva de Vagner Mancini:

Comentários